Os Encantos da Maior Cidade da RMVale

Os pontos turísticos, históricos e outras atrações de “Sanja”, que completa 253 anos

A história de uma cidade pode ser contada a partir dos seus símbolos e patrimônios, cada um ajuda a construir um capítulo e vira referência aos olhos de moradores e visitantes. São José dos Campos é rica não só economicamente, mas também culturalmente. A maior cidade do Vale do Paraíba, considerada um polo comercial, empresarial, universitário e de serviços de saúde, é também cheia de belezas naturais típicas da região.

Se nesse período de isolamento social fica difícil visitar cada lugar presencialmente, nós te convidamos para um passeio aqui mesmo, pelas páginas da Metrópole Magazine, nesta edição especial de aniversário. Vamos nessa?

Parque da Cidade

Horário de Funcionamento: 6h às 18h
Endereço:  Avenida Olivo Gomes, 100, Santana.

O Parque Municipal Roberto Burle Marx, mais conhecido como “Parque da Cidade”, fica em uma área de cerca de um milhão de metros quadrados que foi parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parahyba.

No local há o Museu do Folclore, além de uma diversidade de animais e plantas, lagos, ilhas artificiais, bosques e alamedas.

 

 

Os jardins, de autoria de Roberto Burle Marx,
e a Residência Olivo Gomes, projetada por
Rino Levi, compõem um importante trabalho
da arquitetura moderna.

 

Parque Vicentina Aranha

Horário de funcionamento: 5h às 22h
Endereço: Rua Prudente Meirelles de Moraes, 302, Vila Adyana

O Parque Vicentina Aranha foi inaugurado no dia 27 de julho de 2007, no dia do aniversário da cidade. O espaço foi aberto para a prática de caminhada em um extenso bosque e é
ponto de encontro para eventos culturais.

 

Os prédios e a capela fazem parte do antigo Sanatório Vicentina Aranha, complexo arquitetônico considerado uma das mais importantes construções da fase Sanatorial da América Latina.

Parque Santos Dumont

Horário de funcionamento: 4h às 22h
Endereço: Rua Prudente Meirelles de Moraes, 1000, Vila Adyana

O Parque Santos Dumont, inaugurado em 23 de outubro de 1971, esta localizado na região central da cidade.

Tem uma área verde e de lazer, com pista para caminhada e  equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, além de quiosques, pista de skate e playground.

 

Em homenagem ao pai da aviação Alberto Santos Dumont e pela identidade assumida em função do extenso parque aeronáutico, o local abriga uma réplica da aeronave 14 Bis, o protótipo do avião Bandeirante, maquetes de foguetes da família Sonda e a réplica da residência do aviador.

 

 

Parque Alberto Simões

Horário de funcionamento: 7h00 às 18h00.
Endereço: Avenida Pico das Agulhas Negras, 112 – Altos de Santana.

Instalado em uma área remanescente da antiga Fazenda Boa Vista, o local tem equipamentos para a prática de esportes radicais, pista para skate e BMX street, além de circuito para caminhada e playground para crianças, tudo gratuito. O casarão antigo é sede da Polícia Ambiental, que realiza um projeto de educação em meio ambiente por meio de uma iniciativa do grupo São José Unida.

Praça Tori

Endereço: Avenida Cassiano Ricardo no Jardim Altos Esplanada.

A praça Riugi Kojima, ou Tori, é uma homenagem à comunidade nipônica e leva o nome do engenheiro que morreu quando exercia o segundo mandato consecutivo de vice-prefeito.
A área foi construída em 2008 e conta com um jardim nipo-brasileiro que reúne, num mesmo espaço, plantas orientais e ocidentais, além de um tori em uma estrutura de aço que já é um dos símbolos de São José.

Museu Municipal de São José

 

Horário de funcionamento: terça a sexta: 9h às 18h e sábado: 8h às 13h
Endereço: Praça Afonso Pena, 29, Centro.

O Museu Municipal de São José dos Campos, sob gestão da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, é um espaço público do município destinado às exposições artísticas e atividades voltadas à arte.

A exposição de longa duração ‘Arte Viva’
reúne cerca de 70 trabalhos, a maioria da
década de 1960, do próprio acervo do
museu e de coleções particulares.

Mercado Municipal

Horário de funcionamento:
-> segunda a sexta: 7h às 17h, sábado: 7h30 às 15h e domingo: 7h- 12h
Endereço:
-> Travessa Chico Luiz, 57, Centro.

O Mercado Municipal de São José dos Campos foi inaugurado em 1921 e edificado no mesmo local onde, em 1896, um antigo mercado ocupava um terço da área do atual.

Era ali onde se reuniam as tropas vindas das roças, trazendo suas mercadorias. Este novo Mercado Municipal, em alvenaria de tijolos e estilo eclético, foi concluído em 1923 e a partir de 1994, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo atuou na preservação do imóvel. No Mercadão tem lanchonetes, açougues, bancas de todos os tipos de verdura. É um ponto turístico para quem vem de fora e ponto de encontro para quem vive na cidade, especialmente para quem quer comer um pastel.

 

Mirante do Banhado

Endereço: Avenida Anchieta no Jardim Nova América.

O mirante, que fica na Avenida Anchieta, é ponto de encontro para contemplação do nascer do dia e do entardecer, com vista também para o Banhado. Muitas pessoas vão até o local para fazer fotos e aproveitar a paisagem, na área que conta com bancos e deck. A região também é frequentada no período da noite, devido à concentração de bares e restaurantes na mesma via.

Igreja Matriz

Endereço: Praça Cônego João M. Guimarães,69, Centro

A região onde a Igreja Matriz está localizada é o marco zero de São José, o lugar onde a história da cidade começou. Em 1643 foi erguida a primeira capela, numa época em que ainda existia a aldeia de índios, os primeiros moradores da cidade. Desabou em 1831 com uma forte chuva, restando apenas o altar. Uma outra foi construída com paredes de barro, mas foi demolida para dar lugar a atual, inaugurada em 1934.

São Francisco Xavier

A origem do distrito de São Francisco Xavier está ligada à uma localidade de passagem e pouso de tropeiros que vinham de Minas Gerais, para comercializar seus produtos em São José dos Campos. Possui uma paisagem privilegiada, com fortes declínios e grandes altitudes cuja culminância é o Pico do Selado, com 2.082 metros, onde é possível ver cidades próximas, compondo um incentivo harmonioso de montanhas e vales. É uma Área de Proteção Ambiental Federal, por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Ainda mantém um recurso de pequeno povoado do interior, perfeitamente integrado ao seu modo de vida, inclusive com manutenção de algumas tradições como o artesanato típico da região e festas religiosas que atraem um número expressivo de pessoas.

Jequitibá-Rosa

A árvore de 500 anos fica no distrito de Eugênio de Melo, em São José dos Campos.
Patrimônio ambiental do município, o Jequitibá-Rosa é protegido pela lei municipal, que tornou a espécie imune a corte. Também foi implantado um aceiro no entorno da árvore, visando protegê-la de focos de queimada, além de um suporte metálico para dar apoio.

 

Arco da Inovação

A Ponte Estaiada Juana Blanco, também conhecida como Arco da Inovação, é uma das mais recentes obras inauguradas de São José, que se tornou uma nova atração, além da função de melhorar o fluxo do trânsito na região oeste da cidade. A ponte liga a Avenida Jorge Zarur às avenidas São João e Cassiano Ricardo. Além da engenharia moderna utilizada na obra, a iluminação colorida, dá destaque e a possibilidade de homenagear datas comemorativas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here