O Bolinho mais Famoso de São José

Um patrimônio cultural e gastronômico da cidade

Contam os historiadores, que o famoso bolinho caipira foi criado em São José dos Campos para alimentar os devotos que passavam a noite em vigília pascal na igreja matriz, entre a SextaFeira Santa e o Sábado de Aleluia, isso para a celebração de Guarda ao Senhor Morto. “Atrás da igreja, tinha barraquinhas que vendiam um bolinho com recheio de peixinho lambari”, conta Ângela Savastano, folclorista do Museu do Folclore, explicando também o motivo do tradicional salgado parecer um peixe em seu formato.

Acrescenta ainda que o bolinho era feito com a massa de farinha de milho umedecida com água temperada. “O lambari cru era envolvido por essa massa, mas as pessoas deixavam a cabeça e o rabo pra fora”, explica. Como os católicos não comem carne vermelha nesse período, o peixe era usado como recheio.

Com o passar dos anos, os lambaris já não eram mais encontrados no Rio Paraíba e a Igreja Matriz deixou de realizar o rito litúrgico durante a noite. “O bolinho da semana santa parou de ser feito, mas todos estavam acostumados”, explica Ângela. “Foi quando o bolinho passou a ser de carne moída e feito na festa de São João Festivo”, complementa.

Em 2006, a Câmara Municipal de São José dos Campos incluiu o bolinho caipira como um patrimônio cultural e gastronômico da cidade. “A comida é testemunho da cultura popular”, finaliza.

Ingredientes da Massa:
• 1/2kg de farinha de milho amarela
• 1 1/2 L de água
• 1 tablete de caldo de carne
• 4 colheres (sopa) de óleo
• 2 colheres (sopa) de farinha de mandioca

Ingredientes do Recheio:
400 g de carne moída
• cebola picada
• alho amassado
• salsinha e cebolinha picadas
• sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Massa: Em uma vasilha, junte as farinhas e, com as mãos, misture-as até desmanchar todos os grumos. Adicione o óleo e reserve. Ferva a água com o tablete de caldo de carne. Junte as farinhas reservadas e misture bem, deixando cozinhar por 2 ou 3 minutos, mexendo sempre até obter uma massa macia, lisa e homogênea (tipo uma polenta)

Recheio: Misture todos os ingredientes.

Como montar o bolinho: Separe uma pequena porção da massa e achate-a na palma da mão. Coloque dentro um pouco do recheio e feche com a própria massa dando o formato de um bolinho compridinho. Enrole enquanto a massa estiver morna. Não a deixe esfriar. Feitos todos os bolinhos, frite-os em óleo quente, aos poucos, de maneira que fiquem cobertos pelo óleo. Escorra-os em papel absorvente. Sirva-os quentes.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here