Harmonia&

Método de hidroterapia promove relaxamento físico e mental

Watsu: A terapia das águas

Você sabe o que é watsu? É uma das mais relaxantes terapias, que une o shiatsu e o  contato com a água morna dentro de uma piscina, na qual o paciente fica sem tocar os pés no chão, com o auxílio do terapeuta, que executa uma série de movimentos que atuam sobre a musculatura e trazem uma grande sensação de relaxamento. Como é feito na água, não agride os músculos e age na eliminação do estresse, trabalhando na melhora da condição respiratória, colaborando para uma boa circulação sanguínea e oferecendo um relaxamento tão intenso e prazeroso que o paciente entra em contato consigo mesmo, fechando as “gestalts” bertas e eliminando mágoas e raivas que estão no inconsciente.
O watsu é especialmente recomendado para quem sofre com ansiedade e depressão, trazendo uma melhora na qualidade do sono e, consequentemente, disposição no dia a dia. Além disso, é indicado para quem sofre de enxaqueca, insônia, pressão alta, problemas na coluna e gestantes. O terapeuta norte-americano Harold Dull associou a tranquilidade da água a movimentos terapêuticos, como massagens e alongamentos, para combater
o estresse e outros males de forma relaxante e harmoniosa. Ele começou a desenvolver a técnica no início da década de 1980 e a batizou como Watsu – junção das palavras water (“água”, em inglês) e shiatsu, método terapêutico japonês que utiliza a pressão dos dedos para tratar dores. A partir daí, a novidade cruzou oceanos e passou a ser aplicada no mundo inteiro. Acredita-se que o método seja feito em mais de 40 países, entre eles a
Alemanha, que agregou os valores da terapia complementar em hospitais. A prática é realizada em uma piscina aquecida, com temperatura aproximada de 35° C.

Benefícios do Watsu

A lista de benefícios é extensa: trata tensões, regula a pressão arterial, suaviza a respiração e ameniza dores musculares. Algumas das indicações e sensações observadas são de bem-estar, relaxamento profundo, leveza corporal, alívio de tensões musculares, melhora da qualidade de sono, diminuição de quadros de ansiedade e estresse, fibromialgia além de uma total harmonia entre corpo e mente.

A cura

Quando o paciente está flutuando, não sente a gravidade nem a resistência do solo, por isso, muda de postura e fica mais exposto, facilitando o tratamento e a cura. Além disso, ele tem que se “entregar de corpo e alma” ao terapeuta, já que é ele quem o segura durante toda a aplicação da técnica. Este e alguns outros métodos são utilizados em diversas clínicas e espaços terapêuticos com o objetivo de realizar uma desintoxicação completa no paciente.

É indicado para crianças, jovens adultos e até mesmo gestantes. Na gravidez é sugerido após três meses de gestação e com autorização e acompanhamento médico. A técnica ganha cada dia mais adeptos e já é inserida como parte da grade curricular de cursos de graduação voltados a saúde de forma integral, como a Naturologia.

 

Harold Dull
Terapeuta
www.watsu.com

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here