Gastronomia& – O acarajé de Dona Carmem Virgínia

Carmem Virgínia dos Santos não é só chef de cozinha é uma yabassé, a cozinheira dos orixás. Figura encantadora, sorriso largo, leveza no tratar, conquista a todos com que se relaciona. Encarregada desde a infância de preparar toda a alimentação que envolve os rituais do candomblé em um terreiro no Recife, levou para seu restaurante, Altar – Cozinha Ancestral, os sabores da culinária africana e os temperos pernambucanos. Por conta da pandemia da COVID-19 tem mantido seus clientes com receitas especialíssimas por meio do delivery.

No restaurante, antes do coronavírus, clássicos como o peixe à Inajá, feito com molho de coco com acaçá (prato de milho branco que é oferecido aos orixás) enchiam a casa. Seu bom humor e extremo talento gastronômico a levou para televisão e até para as telas grandes. Foi jurada da primeira temporada do programa “Família Frente a Frente”, apresentado por Tiago Abravanel no SBT em 2019 e está no júri do reality “Cozinheiros em Ação” do GNT. No cinema, interpretou Otília, uma quituteira de mão cheia, no filme “1817 — A Revolução Esquecida”, de Tizuka Yamazaki. Para nossa Metrópole Magazine, um presente especial, seu amado e delicioso acarajé.

Ingredientes

• 1 kg de feijão fradinho
• 2 cebolas
• 3 dentes de alho
• 1/2 kg de camarão seco
• 1/2 kg de cambinda seca
• sal, gengibre, dendê e azeite a gosto

Modo de Preparo

Para preparar a massa do acarajé coloque o feijão no liquidificador, na função pulsar.

Depois de triturado, coloque-o na água e vá retirando as cascas quando elas forem se soltando. Reserve.

No liquidificador acrescente cebola, sal, alho, gengibre, água e bata até formar uma pasta. Depois misture as duas massas e penere.

Em uma frigideira, aqueça o azeite e o azeite de dendê, mas sem deixar ferver. Corte uma cebola ao meio e coloque-a na frigideira.

Monte os bolinhos e frite-os, colocando os camarões e os peixes no meio dos bolinhos, que estarão bons quando começarem a soltar da panela. Enxugue-os em papel toalha e sirva.

DICA: Quando estiver fritando os bolinhos cuidado para não jogar azeite por cima deles, do contrário, eles ficarão queimados demais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here