Ceviche, tradição milenar para refrescar o seu verão

Um prato com a cara do verão é sem dúvida, o ceviche. De origem andina, mais precisamente peruana, com mais de 4 mil anos, criado pelos povos pré-columbianos, continua conquistando o paladar mundial.

Inicialmente era preparado sem a utilização do limão, que foi acrescido por volta do século XVI, antes era utilizado uma espécie de maracujá nativo – o tumbo, tem como base o peixe cru e suco de alguma fruta cítrica, que acaba cozinhando o peixe por causa do ácido cítrico.

Seu nome vem da expressão “quíchua siwichi”, que significa peixe fresco. Não importa a receita, para chegarmos ao âmago do prato, nunca se deve usar peixe congelado, é a maior de todas as heresias em se tratando do ceviche.

Outro fator determinante é que o peixe deve ser de carne branca e de água salgada. No Brasil há preferência pelo linguado ou robalo, mas muitos utilizam também, dourado, ou pescada e propõe variações da iguaria acrescentando camarão, polvo, ostras
ou mariscos.

De fácil e rápido preparo, fascina pela mistura de sabores e texturas, a evolução da degustação passa pelo salgado do peixe, o azedo do limão, a crocância da cebola e o picante da pimenta. Esse carrossel de sabores faz que sua permanência entre as opções do verão seja constante ano após ano.

Na tradição peruana o caldo do ceviche, chamado de “leite de tigre” é um poderoso tônico que dá a força do felino a quem o toma. Outra “lenda” é que este leite cura ressaca, com o Carnaval chegando é uma ótima pedida.

Especialmente para a Metrópole Magazine o celebrado chef Henrique Fogaça preparou uma receita especial.

CEVICHE – Henrique Fogaça

  • Ingredientes:
    90 g de peixe prego
    10 g de cebola roxa
    20 ml de suco de limão
    3 g de hortelã
    2 g de coentro
    15 g de tomate
    8 g de pimentão amarelo
    3 g de gengibre
    10 ml azeite
    Sal a gosto
  • Modo de preparo:
    • Fatiar o peixe em cubos médios
    • Cortar tomate, pimentão e gengibre em cubos pequenos
    • Cortar a cebola em meia lua
    • Picar o coentro e a hortelã
    • Espremer o suco do limão
    • Misturar todos os ingredientes e finalizar com sal e azeite

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here