Esporte& – Quem é que sobe?

Times da região se preparam para iniciar mais um ano de competições nos gramados do Estado de São Paulo; quatro times buscam o acesso na Série A-2 e na Quarta Divisão

Ano novo, esperança nova! Aprender com os erros, escolher as peças certas e apostar todas as fichas no acesso no Campeonato Paulista. Esse é o pensamento das quatro equipes da Região Metropolitana do Vale do Paraíba nas competições de futebol em 2020. Taubaté, São José, Joseense e Manthiqueira já se movimentam e estão acertando os últimos detalhes para o ano que promete ser de muitos desafios.

Nas arquibancadas, os torcedores contam os minutos para ver a bola rolar e vibrar a cada jogo. Dos quatro clubes da região, três deles vão disputar a Série B do Paulistão, o equivalente à Quarta Divisão. Apenas o Taubaté luta para conseguir uma vaga na elite do futebol de São Paulo, o que não acontece desde 1979, quando o Burro da Central conquistou o título com uma vitória contra o rival São José.

A última participação do clube na Primeira Divisão foi em 1984 e, desde então, o clube segue em altos e baixos, colecionando acessos e rebaixamentos E também títulos. Durante estes 36 anos fora da elite, o Burro foi campeão duas vezes da Série A-3, em 2003 e 2015. No último Campeonato Paulista da Série A-2, o Taubaté teve problemas no decorrer da competição, mas mesmo assim conseguiu se classificar para a segunda fase. Nas quartas de final, porém, foi goleado pelo Água Santa em casa por 5 a 0 e derrotado por 2 a 0 na segunda partida jogando em Diadema.

Para 2020, o clube aposta em uma mescla de jogadores que participaram da campanha na Copa Paulista, no segundo semestre do ano passado, com jogadores experientes e com histórico de acessos conquistados em outros clubes e que foram contratados no final de 2019.

“Eu acho que a preparação se iniciou lá atrás, na Copa Paulista. Não é só agora desde novembro na reapresentação”

Ivan Izzo,
treinador

O comandante é Ivan Izzo, remanescente da equipe do segundo semestre do ano passado. É ele que tem a missão de comandar o Taubaté na busca do caminho de volta à elite do futebol paulista. “Eu acho que a preparação se iniciou lá atrás, na Copa Paulista. Não é só agora desde novembro na reapresentação. E, mesmo tendo a desclassificação na Copa Paulista, nós mantivemos uma base importante para o início da preparação”, afirma Izzo.

Entre os novos jogadores contratados estão o goleiro William, ex-Coritiba e que volta ao Taubaté após uma passagem em 2013, o meia Boquita, revelado pelo Corinthians, Chumbinho, campeão da Copa Paulista pelo São Caetano e o atacante Maykinho, que no ano passado foi campeão da Série A-2 com o Santo André. Por trás da montagem do elenco está o gerente de futebol Carlos Arini, o Carlito, que também criou equipes vitoriosas como o Guaratinguetá em 2007.

“Nós tivemos muito cuidado com as contratações, situações pontuais, situações de atletas que possam fazer duas funções… eu acredito que tudo o que foi feito teve uma importância grande até agora”, completa o treinador do Burro da Central.

Voo mais alto
Se o Taubaté está a um degrau da primeira divisão do Paulistão, o São José vai disputar pela quarta vez seguida a quarta e última divisão do Estado. No último ano, Águia do Vale também parou nas quartas de final da competição, sendo eliminado pelo Marília – um dos times que conseguiu o acesso para a Série A-3, além do Paulista de Jundiaí.


Mas este ano promete ser diferente para o São José. Pelo menos é o que garante o presidente do clube Celso Monteiro, eleito em novembro. Ele comemora a aproximação do clube com a prefeitura da cidade assim como o acerto de cinco patrocinadores para esta temporada. Como o início do campeonato acontece apenas em abril, o elenco ainda não foi formado, mas pelo menos dez jogadores devem ser apresentados em fevereiro.

“Nós já contratamos alguns jogadores e devem ser apresentados entre 10 e 15 jogadores, além de outros quatro ou cinco atletas da base que vão compor o elenco neste início de preparação para o campeonato”, explica Monteiro que também alerta não querer mais testes de jogadores durante a montagem do elenco. Para o presidente do São José, as contratações serão “certeiras”. Atletas que disputarem as Séries A-2 e A-3 também devem ser observados pela diretoria para possíveis contratações durante o ano.

“Nós vamos ter a ajuda da prefeitura para o fortalecimento das categorias de base”

Celso Monteiro,
presidente

“Nós vamos ter a ajuda da prefeitura para o fortalecimento das categorias de base. Em 2020, nós vamos disputar os campeonatos de todas as categorias e isso acaba facilitando ainda mais o trabalho para o time principal, pois eu não posso admitir que o São José fique mais um ano na Quarta Divisão. Nosso projeto é resgatar a camisa do São José. Vamos resgatar a tradição do futebol, o torcedor vai voltar ao Martins Pereira”, avalia Monteiro.

Ainda em São José dos Campos, o Joseense é outro time que vai disputar a Quarta Divisão do Campeonato Paulista em 2020. Para a montagem do time, o Tigre do Vale pretende fazer parcerias com escolinhas de futebol da cidade e até com equipes da Série A-1.

Laranja Mecânica
O Manthiqueira, de Guaratinguetá, é o terceiro representante do Vale na Quarta Divisão do Paulistão 2020. Campeão da competição em 2017, a Laranja Mecânica deve aproveitar algumas peças que disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior no início do ano. Apesar da má campanha na competição de base – a equipe ficou em último lugar no grupo com apenas três pontos – o presidente Dado Oliveira garante que o time vem forte para a temporada.

“A gente deve apresentar de seis a oito atletas que jogaram a Copinha e podemos ter pelo menos dois atletas que já passaram por aqui e vão retornar”, diz Oliveira.
Apesar do otimismo, Dado acredita que o campeonato será um dos mais difíceis dos últimos anos. “Talvez o campeonato pode ter um aumento no número de equipes e isso pode dificultar, porque os clubes novos com certeza virão com vontade de subir. Mas tenho certeza que vai ser um grande campeonato”, analisa o presidente do Manthiqueira.
Apesentadas as equipes, agora é hora de torcer e fazer suas apostas. A bola vai rolar nos campos da região!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here