Esporte& – Férias de Verão

Atividades recreativas fazem a alegria das crianças

Atividades recreativas fazem a alegria das crianças

Com o recesso escolar muitos pais e responsáveis precisam buscar alternativas para preencher o tempo livre das crianças.
Aliadas das famílias, as colônias de férias já fazem parte da programação de verão, e ano a ano têm se modernizado, sem perder, é claro, o clima de descontração e diversão.
Depois de passar o ano entre deveres escolares e outros cursos complementares, nesta fase, as crianças querem ficar bem longe de qualquer tipo de compromisso e tarefas. Esse é um período reservado para que elas possam curtir a infância e gastar toda a energia que têm de sobra, em qualquer época do ano.

Brincar, se divertir e fazer novos amigos estão entre os benefícios mais apontados pelas crianças, mas se exercitar e aprender também fazem parte do roteiro de muitas instituições que promovem este serviço.
Com o tema “Diversões do Verão”, a Cia Athletica São José dos Campos preparou uma agenda especial de colônia de férias entre os dias 6 e 24 de janeiro de 2020.
Entre a programação estão atividades aquáticas e sensoriais, culinária, teatro, caça ao tesouro, pintura de palhaço, visita do mágico, atividades lúdicas, festa a fantasia, piquenique, esportes e artes.

“Elaboramos a programação pensando em manter o máximo de atividades de uma forma em que as crianças brinquem e se divirtam todo o tempo. A colônia de férias é um momento em que as crianças descansam e se descontraem”

Rafael Benedito de Lima Rosa,
coordenador do programa kids da Cia Athletica

A colônia é aberta para alunos e não alunos e as atividades são divididas por faixa etária e atendem crianças de 3 a 12 anos.
O coordenador do programa kids da Cia Athletica, Rafael Benedito de Lima Rosa, conta que participa da colônia de férias há 3 anos.
“Elaboramos a programação pensando em manter o máximo de atividades de uma forma em que as crianças brinquem e se divirtam todo o tempo. A colônia de férias é um momento em que as crianças descansam e se descontraem. Aqui elas têm um tempo de lazer juntamente com a prática de atividade física. As crianças se desligam de tudo completamente. Saem da colônia já pensando no próximo ano”, conta.
Pensando nesses benefícios, as prefeituras também investem em atividades para o período. Em Jacareí, o programa Agita Férias leva brinquedos e atividades até os bairros de 6 a 31 de janeiro de 2020.


São oferecidas brincadeiras como perna de pau, cama elástica, pula-pula, jogos de mesa e tabuleiro, além de pinturas faciais e recreações, sempre das 9h ao meio dia.
Para quem vai passar alguns dias das férias de verão no litoral norte, Caraguatatuba promove diversas atividades nas praias, que atendem tanto a população do município quanto os turistas.
Para janeiro do próximo ano está programada mais uma edição do Arena Verão Esportiva, montada entre as praias do Indaiá e Aruan.
Além das competições esportivas e atividades para o público adulto, como aulas de zumba e alongamentos, será criado um completo espaço para as crianças com atividades lúdicas de pintura e brinquedos infláveis, tudo acompanhado por monitores treinados.
Terá uma arena completamente iluminada com arquibancadas cobertas, palco, vestiários e espaço Kids coberto.


Já o SESI São José dos Campos vem com a ‘Super Férias’, composta de atividades educativas inspiradas na Cultura dos Povos.
As manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de diferentes civilizações serão transmitidas aos participantes por meio de atividades esportivas, culturais, além de jogos e brincadeiras. A ideia é que as crianças aprendam enquanto brincam.
Voltadas para crianças de 3 a 13 anos, a ‘Super Férias’ acontece de 6 a 31 de janeiro.
Para a pedagoga, Andréia Cristina de Miranda Goes, as atividades recreativas de férias são propícias para que as crianças desenvolvam suas habilidades e criatividade num ambiente adequado.

“No período da colônia de férias tudo se torna mais atrativo pelo fato de que todas as atividades são realizadas de uma maneira mais prazerosa, sem a ordem cronológica do tempo, da rotina e do dia a dia escolar. Os profissionais são altamente qualificados, o que traz tranquilidade para os pais. As atividades propiciam por sua vez o desenvolvimento esportivo, e o afastamento dos tablets, televisores e celulares, o que beneficia o convívio social e a interação entre os pares”, comenta.

Andréia que é mãe de Gabriel, de 6 anos alerta apenas para que os pais reservem um tempo para curtir junto com as crianças.

“No período da colônia de férias tudo se torna mais atrativo pelo fato de que todas as atividades são realizadas de uma maneira mais prazerosa, sem a ordem cronológica do tempo, da rotina e do dia a dia escolar”

Andréia Cristina de Miranda Goes,
pedagoga

“Esse tempo em que os pequenos estão envolvidos com atividades lúdicas e divertidas é muito positivo. Porém percebo que as férias escolares representam uma fase do ano muito esperada para as crianças e o que elas mais querem é a presença dos pais. Embora não seja possível conciliar as férias dos pais com a dos filhos, é muito importante organizar esse período e reservar alguns momentos de qualidade para que os familiares possam curtir juntos esse momento tão esperado do ano”, finaliza.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here