Comportamento& – Yoga para mamães neste tempo de quarentena

Conversamos com os mestres yogas Pri Leite e Eduardo Pereira sobre os benefícios da disciplina para a vida das mães

Em tempos de isolamento social e aumento de sobrecarga das mães, o yoga pode ser um refú­gio de autocuidado ou até mes­mo um momento importante para se conectar com os filhos. São quase dois meses em quarentena e a maioria dos pais já não sabe mais como entreter as crianças. Muitos continuam trabalhan­do normalmente em home office e ou­tros tiveram que assumir as tarefas do­mésticas, tudo quase ao mesmo tempo, tentando administrar picos de estresse e ansiedade por conta do que acontece no mundo. Entre tantas tarefas e incertezas o yoga está entrando na vida das mulhe­res como o “salvador da quarentena”.

A prática dessa atividade promove inúme­ros benefícios à mente e ao corpo como o alívio do estresse, depressão e ansie­dade, sentimentos muito comuns para quem é mãe.

Segundo Priscilla Leite, professora de yoga e criadora do canal Pri Leite Yoga e da Plataforma Girassol Yoga, as posturas podem e devem ser praticadas em casa. “Meu canal com­pletou cinco anos e a adesão pelas aulas online só tem aumentado nas últimas semanas. A procura pelas sé­ries que podem ser realizadas com as crianças também conquistaram muitos adeptos” – resume.

Ela reforça que as crianças modelam o que veem os seus pais fazendo e mostrar para os peque­nos que o autocuidado é vital para a nossa saúde traz a sensação de dever cumprido. Além de ajudá-los a mini­mizar os efeitos desse período. Afinal, essa quebra brusca na rotina também afeta e abala os pequenos.

Eduardo Pereira, convidado do portal Meon para as lives de yoga durante a quarentena, também concorda com a yogini e reforça que a prática do yoga pode auxiliar em muito as mamães neste tempo de isolamento social.

E para as mamães que querem come­çar, mas ainda estão receosas, Pri Leite e Eduardo Pereira pontuam alguns be­nefícios que o yoga traz para o bem-es­tar interior e exterior. Confira:

Diminui o estresse e a ansiedade

Pri Leite: Estresse e ansiedade andam de mãos dadas na vida cotidiana de uma mãe. Surgem preocupações sobre estar estragando completamente o fi­lho ou sendo dura demais, a mente das mães acaba ficando em constante con­fusão. Reservar um tempo para desace­lerar e permitir um egoísmo saudável não é apenas bom, mas essencial para manter o equilíbrio entre a vida de mãe e sua sanidade.

Eduardo Pereira: Por meio do relaxa­mento que é treinado nas práticas de yoga e também através de uma respiração cal­ma, longa e profunda, podemos diminuir os níveis de ansiedade e estresse.

Combate à Depressão

Pri Leite: Seja a depressão pós-parto ou apenas um sentimento de tristeza, o yoga pode ser um aliado na melho­ra desse sentimento, mas é importante manter a constância na prática para que ela seja realmente benéfica. Dar a si mesmo um tempo para refletir e para se sentir bem em fazer algo por si mes­mo ajudará a melhorar o humor e es­quentar o coração.

Eduardo Pereira: A prática do yoga estimula você a se conhecer e se enten­der melhor, tendo uma maior aceitação de si, uma das filosofias ensinadas no yoga é santosha (contentamento) sem necessidade de ter algo para que ele se faça presente, o treinamento em yoga por si só traz esse santosha.

Permite melhor foco

Pri Leite: O yoga enfatiza o foco no presente. Não é o que está por vir, quem precisa ser buscado, ou a lição de casa que seu filho precisa terminar amanhã. Dedicar tempo para se con­centrar no aqui e agora cria um equi­líbrio em nosso mundo em constante mudança. Desligar a lista de tarefas pessoais por um momento leva a me­nos distrações e permite que a mente relaxe, fazendo com que você respire e se concentre. Esse tempo de espera também ajuda você com memória e tempo de reação. Uma vantagem defi­nitiva no mundo da mamãe.

Eduardo Pereira: Através do treina­mento yogue de meditação e concentra­ção na respiração, que é um ponto fun­damental de todas as práticas de yoga, podemos desenvolver o foco e a atenção, essa capacidade de manter sua mente focada em algo independente dos outros estímulos que nos chegam.

Melhora a flexibilidade e o equilíbrio

Pri Leite: Dedicar um tempo para se concentrar em seu equilíbrio e seu bem-estar interior permitirá que você se esforce mais, além de diminuir a chance de lesões. Portanto, mesmo que você pense que sua mente talvez não consiga desacelerar durante o ritmo de uma sessão de yoga relaxante, dê uma chance. Tanto sua mente quanto seu corpo agradecerão.

Eduardo Pereira: Os asanas (posturas psicofísicas) do yoga trabalham de forma muito eficaz força, flexibilidade e resis­tência física, auxiliando assim no comba­te às dores e levando a um relaxamento pós-prática melhorando a respiração e, consequente, o alívio do estresse, acal­mando corpo e mente.

Aumenta a força geral

Pri Leite: A força anda de mãos dadas com a maternidade. Quando paramos para pensar em todos os pequenos mila­gres que realizamos, é realmente uma fa­çanha incrível. Praticar yoga regularmen­te não apenas ajuda a manter sua força interior e física preparada e pronta, mas também ajuda a sua resistência.

Eduardo Pereira: As posturas do yoga também ajudam a desenvolver força muscular e proporcionar um gasto caló­rico, à medida que é uma atividade física com diferentes intensidades. O pratican­te deve escolher a que melhor se adapte seu corpo e sua mente.

 

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