O interesse por arte deixou de ser exclusivo da alta sociedade e passou a atingir todas as classes sociais e principalmente novas carteira. Hoje o acesso à arte é frequente e pode se afirmar que muitas são as pessoas que estão investindo no belo e reservando o direito de ser feliz em ´poupar’ e poder apreciar a olhos nus a sua reserva de futuro. De acordo com o Brazil Golden Art (BGA), primeiro fundo de investimentos e participações voltado exclusivamente para o segmento de artes visuais no Brasil, há cerca de uma década, o colecionismo de arte cresce positivamente no Brasil. Isto gerou um rejuvenescimento do mercado que favoreceu o surgimento de feiras, leilões e novas galerias de arte contemporânea.

“A nossa rentabilidade está acima de muitos investimentos tradicionais do mercado. Arte de qualidade é ativo real em qualquer circunstância e período. Como a produção contemporânea brasileira é excepcional, ela será sempre um grande investimento!”, afirma Heitor Reis, sócio fundador do BGA, ex-diretor do MAM Bahia e membro do Conselho Internacional de Museus, em artigo recente no site do BGA. Conhecer para lucrar – Para investir em arte é preciso frequentar galerias, exposições ou mesmo ter ao lado um bom consultor que possa orientá-lo e, com o tempo, é possível adquirir conhecimento para adquirir.

De acordo com a artista e galerista Cristina Demétrio, da Galeria Victor Hugo, instalada em São José dos Campos e São Paulo, é possível começar a investir em arte a partir de R$800,00.

“Investir em obras clássicas é mais seguro, mas o ganho pode ser menor, em artistas contemporâneos, o risco poderá ser maior, mas o lucro também será maior. É preciso confiar no seu galerista para não correr o risco de comprar ‘gato por lebre’, pedir o certificado e verificar a procedência. Ler sobre o assunto, familiarizar-se com o mundo da arte ajudará muito”, explica a artista. Ainda de acordo com Cristina Demétrio a arte vem conquistando cada vez mais adeptos à beleza da criatividade da alma. A artista trabalha atualmente uma nova coleção e tem como bases o contemporâneo e a arte de rua, fontes inesgotáveis de inspiração que vêm criando seguidores no mundo da arte.

“Conviver com várias fontes de culturas e pessoas enriquece o meu ser e me mostra a diversidade da humanidade, me dá capacidade para entendê-la melhor e lidar com meus  próprios sentimentos e colocá-los nas pinturas e esculturas que fervilham a minha imaginação. Isso é arte. Eu acredito que estamos vivendo um grande movimento de arte. O valor das obras de artistas como Bansksy, Obey e Eduardo Cobra, por exemplo, tem aumentado muito nos últimos anos. Muitos investidores acreditam que comprar em galeria é mais caro, mas quando se trata de artistas profissionais, o preço no ateliê é o mesmo da galeria e a segurança supera em muito o risco de uma compra errada”, explica a artista alertando: “se o objetivo é render frutos futuramente, na hora de escolher uma obra é importante considerar detalhes como o formato e a cor predominante. A cor se comunica com o expectador e pode representar uma época, já o formato por sua vez, determina o conceito do artista”, diz.

Seguindo a tendência de mercado positivo da arte, a galeria Victor Hugo, de São José dos Campos promove um evento inédito na região. Em 20 de dezembro acontece o primeiro leilão de arte cujo a verba será revertida em 100% para o Gacc.

“São 70 obras assinadas por diversos artistas da região e também de outras cidades do país. As obras foram doadas pelos artistas e serão leiloadas em evento restrito para interessados na compra pela galeria Victor Hugo. Temos como expectativa uma arrecadação recorde no seguimento”, conta Cristina.

Como analisar uma obra?

Passos básicos ao analisar uma obra: Leia as informações do rodapé da obra (os créditos): título, autor, época, dimensão e técnica. O título quase sempre já é uma indicação do tema da obra. Confira alguns sites nacionais considerados respeitáveis por artistas e galeristas onde é possível encontrar obras de artes disponíveis no mercado com prévia apresentação
do artista e valores.

gravura.art.br
bolsadearte.com
catalogodasartes.com.br
escritoriodearte.com

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here