Aconteceu&

Baleia jubarte é vista no canal em Ilhabela
a caminho do arquipélago de Abrolhos

Uma baleia jubarte foi vista entre o canal de São Sebastião e o sul de Ilhabela no dia 12 de maio por pesquisadores do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Instituto Argonauta. Era uma baleia jovem, que estava migrando do sul para o norte, onde elas se reproduzem. Outra baleia da mesma espécie foi avistada na região no final de abril. De acordo com a bióloga e coordenadora técnica do Instituto Argonauta, Carla Barbosa: “As baleias jubartes passam o verão em águas polares, no período de alimentação e durante o inverno migram para águas tropicais e subtropicais para reprodução”. Ainda de acordo com a pesquisadora, a presença desses animais será frequente nesse período. “Elas migram para as áreas mais quentes a partir de maio e permanecem até outubro e novembro, quando retornam para as áreas de alimentação”.

Quadrilha queima carros e explode único banco público de Monteiro Lobato

Uma quadrilha explodiu uma agência do Banco do Brasil, na madrugada do dia 18 de maio, em Monteiro Lobato, interior de São Paulo. Os criminosos incendiaram dois carros para bloquear a rodovia de acesso à cidade, de 4.653 habitantes, e evitar a perseguição. A cidade não tem agência da Caixa Econômica Federal, e a unidade atacada respondia pela transferência dos recursos do auxílio emergencial aos postos de pagamento. Conforme a Polícia Civil, os criminosos não teriam levado o dinheiro do cofre, mas o prédio foi interditado. O ataque aconteceu às 3h30 da madrugada, na agência localizada na praça Deputado Cunha Bueno. Os criminosos chegaram em vários veículos e fizeram disparos para manter a polícia afastada. Os tiros, seguidos de explosões, assustaram os moradores. Na fuga, os criminosos deixaram explosivos intactos no interior da agência e incendiaram dois carros na rodovia SP-050.

Plano regional de flexibilização do comércio é elaborado pelo Codivap

Em entrevista exclusiva ao Portal Meon, o presidente do Codivap (Associação dos Municípios do Vale do Paraíba), Izaias Santana, Prefeito de Jacareí, disse que está sendo elaborado pelos prefeitos um plano específico para a flexibilização da quarentena nos 39 municípios que compõem a RMVale e outros 5 integrantes do consórcio. O presidente explicou que o decreto estadual de isolamento, que restringe o funcionamento do comércio e que foi prorrogado por João Doria, não tem levado em conta as particularidades de cada município, como os números relacionados à doença, atendimentos de saúde e situação econômica. Afirma que um estudo será realizado para que seja feita uma proposta diferenciada para as cidades do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. ”O caminho é o convencimento político, a construção de um plano específico para a região e vamos apresentá-lo ao governador antes do dia 30, para ver se a gente consegue implementar no âmbito político. O Supremo Tribunal Federal e o Tribunal de Justiça, praticamente fecharam as possibilidades dos municípios disporem em qualquer linha, discordância daquilo que for fixado pelo Governo do Estado, mas o Governo tem demonstrado uma abertura para a construção coletiva ao criar esta unidade que chamou de conselho municipalista, na qual o nosso representante é o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth”.

Aquário de Ubatuba vende ingressos
antecipados com 50% de desconto

O Aquário de Ubatuba está vendendo ingressos on-line antecipados com 50% de desconto para visitas após a pandemia. Além disso, o aquário está com uma campanha para apadrinhamento de animais. Outras cidades da região também estão com ações de vendas de vouchers com desconto para visitas após a pandemia. Conforme consta no site do Aquário de Ubatuba, a principal fonte de renda do local é proveniente da atividade de visitação. Devido à pandemia do novo coronavírus, as visitações foram suspensas. Os interessados em visitar o ambiente, porém, podem adquirir ingressos antecipados com 50% de desconto através do site www.aquariodeubatuba.com.br.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here